Quantos fotógrafos preciso em meu evento?

Quantos fotógrafos preciso em meu evento?

25/05/2017  ·  Eventos

A resposta é simples, DEPENDE!

Você deve estar se perguntando depende de que? Ou de quais fatores?

Você deve levar em consideração a quantidades de convidados, tamanho do local, distância entre momentos iportantes do evento. Vamos falar por exemplo de casamento, como será possível um único profissional fotografar da melhor forma possível o dia da noiva, o dia do noivo, a decoração, a chegada do noivo, padrinhos, madrinhas a noiva, troca de alianças e olhares rs, pai e mãe dos noivos sem perder uma única cena? Ufa, até cansei só de pensar (rsrs).

É possível um único fotógrafo fotografar o dia da noiva, a cerimônia e a recepção, masssss você NUNCA poderá cobrá-lo porque acredita estar faltando alguma foto, nós tentamos registrar todos os momentos possíveis mas uma pessoa não fará tão bem o trabalho executado por duas ou mais, e ainda temos a figura do celebrante que por MUITAS vezes não gosta e proíbe que os fotógrafos se movimentem durante a cerimônia.

Podemos comparar um aniversários de 15 anos a um casamento, devido a todos os ritos que precisam ser seguidos.

Aniversários de um aninho ou outro infantil é diferente, a não ser que a quantidade de convidados seja muito grande e você deseje que todos sejam fotografados, caso contrário apenas um fotógrafo pode fotografar o aniversário.

Eventos institucionais o número de fotógrafos é diretamente proporcional ao tamanho do evento e a necessidade do contratante, já fotografei sozinho um treinamento com mais de 200 participantes, isso foi possível pois a empresa desejava fotos do evento como um todo e não de cada participante, caso houvesse a necessidade de registrar cada participante separadamente deveria existir um ou dois fotógrafos só para estes registros e outro para o restante do evento, assim momentos importantes não seriam perdidos. Após o registro inicial dos participantes estes outros profissionais registrariam o restante do evento jutamente com o terceiro tendo visões muito mais variadas que apenas um fotógrafo.

Resumo da quantidade de fotógrafos por evento:

Casamento: Mínimo de 2 fotógrafos é o indicado mas 1 poderá registrar também lembrando que um não faz o trabalho tão bem quanto dois.

15 anos: Mínimo de 2 fotógrafos é o indicado mas 1 poderá registrar também lembrando que um não faz o trabalho tão bem quanto dois.

Aniversário infantil: Apenas um fotógrafo.

Institucional: Um ou mais profissionais.

Parto: Somente um.

Newborn: Somente um.

Ensaios: Somente um.

Esclarecendo que estamos falando de fotógrafos, no caso de assistentes a quantidade cabe ao fotógrafo em questão decidir o que precisa.

Espero ter ajudado a você na hora de decidir quantos profissionais da fotografia precisará para seu evento.

CUIDADO: Valores baixos demais merecem uma certa atenção! Você pensaria o que se visse em um anúncio filé mignon por R$10,00/kg ? Ou um carro com somente um ano de uso pela metade do preço? Eu pensaria que alí tem coisa errada!

Para fotografar de forma profissional estudamos anos, gastamos milhares de reais em treinamentos, livros e equipamentos, estes gastos são constantes ao menos para quem deseja oferecer um trabalho de qualdiade ao cliente.

Um grande abraço a você e espero que suas fotos fiquem lindíssimas!